top of page

Coisas do vinho #2 | Mitos sobre o vinho rosé.

Esta imagem já foi publicada anteriormente com a legenda "a promessa de um excelente rosé". Sobre este vinho em particular, teremos novidades em breve… Sobre os rosés, nem sempre têm o merecido respeito nem lhes dedicamos tanto tempo.


O Verão chegou e com ele todos os dias são mais bonitos, os sorrisos mais largos e as bebidas mais frescas. O rosé é uma excelente opção para estes dias quentes e se "amamos os que conhecemos" queremos partilhar mais sobre este vinho, as suas características e mitos.


Um dos mitos mais conhecidos e comuns é que O ROSÉ É UMA MISTURA DE VINHO TINTO COM BRANCO…

Pois… se em tempos idos assim se fazia, hoje já não é assim.


A maioria dos vinhos rosés são feitos de uvas tintas e são vinificados exactamente como os vinhos brancos, onde a fermentação é feita a baixas temperaturas, existindo diversas formas de o fazer:


De forma exclusiva, onde as uvas tintas são colhidas ainda em submaturação, com alguma acidez natural, para que o vinho final resulte cheio de frescura e dominado pela fruta.


Por sangria de massas tintas, antes da fermentação se iniciar, onde o contactou com a película é reduzido mas conferindo o tom rosado. Os vinhos rosados assim obtidos poderão ter um grau alcoólico superior a 13% e uma acidez e frescura menores.


Poderá ser um blend, um monocasta e, como em tudo no mundo do vinho, tudo dependerá do gosto de cada um, mas sirva entre os 8º e os 10º C.



Boas provas!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos...
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • TripAdvisor - White Circle
bottom of page