Coisas do vinho #6 | Colheita Tardia… faz pessoas felizes.
Colheita tardia | Late harvest | Cosecha tardia
Os vinhos de colheita tardia são vinhos mais doces, produzidos a partir de uvas que são deixadas na videira após o período ideias de vindima, ou seja, colhem-se mais tarde.
Este processo resulta na desidratação e no consequente aumento da concentração de açúcar.
Existem diversos métodos para produzir vinhos de colheita tardia, o mais tradicional tira partido da chamada "podridão nobre", o fungo Botrytis cinérea, que se desenvolve em climas húmidos, resultando na desidratação das uvas.
Alguns dos mais famosos vinhos doces naturais são produzidos dessa forma, destacando-se, entre estes, os franceses Sauternes e os húngaros Tokaji.
Um pouco por todo o mundo produzem-se vinhos de colheita tardia na Europa e no Novo mundo, como na Argentina, Chile e Estados Unidos.
Há, ainda, os "vinhos de gelo" (ice wines) da Alemanha e Canadá, onde as uvas gelam na vinha e, após a eliminação do gelo, resultam num mosto com elevada concentração de açúcar.
É segundo o método colheita tardia, no processo da podridão nobre, que fazemos o Alcubíssimo, embora não esteja classificado como colheita tardia.
Porquê? O nosso Alcubíssimo é único! Por não existir classificação para tão delicioso néctar que acompanha uma mousse de chocolate negro ou um queijo de pasta mole e umas tostas, em jeito de agrado de boca, mas o que fica… é o sabor do Alcubíssimo.
Fazemos Alcubíssimo branco, a partir da casta Moscatel, e tinto da casta Castelão, castas tradicionais da nossa região.
A média de teor de álcool são 12% e a temperatura de serviço entre os 6ºC e 8ºC.
Como vinho de sobremesa ou mesmo de entrada… deixamos ao seu critério.
Seja feliz!