Coisas do Vinho #3 Temperatura do vinho… é ou não importante?


Há muito tempo que queríamos reforçar este tema tão discutido entre os amantes do vinho.

Quem conhece o vinho, reconhece a importância da temperatura ao servi-lo. Quem está mais "desligado" deste detalhe, a temperatura ambiente para um tinto ou um balde com gelo para um branco cumpre a sua missão.

Sem grandes preciosismos, sabemos que a temperatura favorece o aroma e o paladar de cada vinho e por isso, pelo mundo inteiro, existem tabelas, artigos de opinião e referências em guias sobre o tema, com o único objectivo de respeitar o vinho, o momento e quem o bebe.

Sabemos que a evaporação favorece as substâncias voláteis do vinho, ficando os aromas mais perceptíveis ao aproximar-se dos 18˚C, decrescendo e tornando-se neutros aos 12˚C e neutros abaixo dos 8˚C. Por esta razão teremos de ter cuidado com o vinho no congelador ou num balde com gelo, desde que o processo seja e esteja controlado.

Para quem gosta de um tinto no Verão, não tem mal em arrefecê-lo ou mesmo trazer esse mesmo tinto, no Inverno, a uma temperatura agradável. Neste último, a forma mais uniforme e de "aquecer" o vinho será debaixo de uma torneira com água quente corrente e rodá-lo por uns 2 minutos. É certo que alguns rótulos poderão descolar mas o mais importante está tratado.

Em resumo, é importante a temperatura de servir o vinho para bem do mesmo e nosso.

Imagine-se numa noite tão bonita como a que se aproxima, comer o bacalhau da consoada… frio. Vai dar no mesmo.

Bons vinhos!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos...
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • TripAdvisor - White Circle

Contactos

  • TripAdvisor - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

Rua do Alto das Necessidades 2925-055 Azeitão | 212191566

© Quinta de Alcube . 2017